1973
Fundação da INCOTERM pelos irmãos SEMIRO e SEMINDO SCHERER.
Com a bagagem da experiência adquirida em uma antiga fábrica de termômetros que existia na cidade de Canela (RS), somados a visão estratégica e a vontade de crescer, os irmãos Semiro e Semindo, aos 31 anos de idade, fundaram a Incoterm em 4 de agosto de 1973. Inicialmente a fábrica foi adaptada nos fundos da residência do Sr. Semindo, com apenas 24m2, no bairro Partenon. Nessa época a empresa vendia somente termômetros ambiente. A área comercial ficava sob a responsabilidade do Sr. Semindo e a técnica com o Sr. Semiro.
1976
Sociedade com a empresa alemã TFA e construído o parque fábril em Porto Alegre.
Três anos mais tarde e com cerca de 50 colaboradores a Incoterm teve, então, sua primeira sede própria, na Rua Portuguesa, no mesmo bairro. Em 1979 foi firmada a sociedade com os alemães da TFA. Foi então que a empresa deu um salto e, após dois anos de obras e reformas, a Incoterm foi transferida para seu endereço atual, na zona sul da cidade, em 7 de setembro de 1981. A fábrica tinha apenas o primeiro andar, mas já se expandia, também, para a área técnica, produzindo termômetros industriais. As primeiras máquinas para gravação de escalas, vindas da Alemanha foram adquiridas nessa época. E o curioso é que essas mesmas máquinas permanecem em uso até hoje. Com a expansão dos negócios ocorreu a primeira exportação. Foram 40 mil densímetros para destilados vendidos para a França e produzidos em três meses.
1986
Primeira indústria da América Latina a produzir termômetros clínicos.
Em 1986, com o projeto de ampliação da fábrica, construiu-se o segundo andar, onde foram fabricados os primeiros termômetros clínicos do Brasil. Dois engenheiros alemães vieram exclusivamente para montar as máquinas e treinar a equipe. Com um cliente exclusivo, que distribuía para todo o País, a Incoterm fabricava 150 mil termômetros de febre por mês. Foi nesse período que a empresa teve seu maior número de colaboradores.
ÁREA COMERCIAL
da empresa.
O setor comercial da empresa sempre foi uma área de extrema importância para Incoterm. No primeiro ano de empresa, em 1973, o foco das vendas estavam em atender os clientes do Rio Grande do Sul. Porém, no ano seguinte, o Diretor Presidente Germano Scherer, rodou por todo o Brasil em busca de novos clientes. “Fiquei durante cinco anos viajando para prospectar clientes. Muitos são nossos parceiros até hoje”. E a maratona de viagens era longa. Duravam cerca de 30 dias. “Viajava de noite para poder visitar os clientes de dia”, conta o Presidente. As rotas estabelecidas incluíam mais de oito estados e cerca de 8 mil Km rodados. Apresentando produtos da linha técnica e ambiente, o Sr. Germano visitava distribuidores, cirúrgicas, agropecuárias e refrigeradoras. Esses trajetos eram feitos a cada seis meses, em média. Nessa época, em 1978, a Incoterm começou a nomear alguns representantes. Muitos ficaram na empresa por cerca de 20/30 anos. O empenho em explorar novos mercados e a forma de negociar e de atender da Incoterm começou a ser moldada nessa época. A preocupação com a qualidade e com o profissionalismo sempre foi marca registrada da empresa. E não poderia nascer de outra pessoa a não ser do próprio fundador. “Sempre fui muito bem recebido onde estive. Fidelizamos muitos clientes nessa época, pois eles acreditavam em nossa empresa, em nossa responsabilidade e qualidade. Esse compromisso que hoje temos foi enraizado naquela época”.
INCOTERM PARCEIRA
do lançamento do pró-álcool
Por ser referência na produção de densímetros, a Incoterm participou, em 1975, de muitas reuniões que envolviam o processo de qualidade do Programa Nacional do Álcool, o Pró-Álcool. Esse foi um programa de substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados de petróleo por álcool, financiado pelo governo do Brasil devido à crise do petróleo em 1973 e, posteriormente, em 1979. Como o governo exigia métodos de controle de qualidade, a Incoterm se tornou uma das importantes fornecedoras da Petrobrás, fabricando termômetros e densímetros para álcool e petróleo. Com essa parceria, a empresa aumentou cerca de 20% de seu faturamento produzindo uma linha específica que se mantém até hoje no mercado. Dos 240 tipos de termômetros ASTM que existem, a Incoterm chegou a fabricar 90% deles.